Neste tutorial, tentarei explicar como funciona.
O Preflight esta permanentemente a verificar em tempo real as alterações aos documentos.
Perto do canto inferior esquerdo do documento de Indesign, o painel indica se as alterações produzidas estão dentro dos parâmetros aceites pelo Preflight.
A Palete Preflight encontra-se no Menu Window > Output > Preflight (Cmd + Shift + Alt + F).
Por defeito, o Preflight está sempre activo. Para inactivá-lo, basta desseleccionar On na menu Preflight.


EDIÇÃO DO PREFLIGHT BÁSICO
O Preflight básico não monitoriza todas as situações que possam estar erradas no documento, já que o Profile activo é o Basic.
Para alterá-lo e acrescentar mais características de monitorização, escolhe-se no sub-menu da Palete Preflight, a opção Define Profiles.
O quadro mostra que nem todas as opções do Profile Basic estão assinaladas. Só as opções Links e Text estão parcialmente activas.
Com este Profile, o Preflight só faz a verificação de imagens com falta de link, texto em overset e falta de determinada fonte.

CRIAÇÃO DE UM NOVO PROFILE
Para opções mais avançadas, cria-se um novo Profile.
No canto inferior direito, clicar no sinal +.
A primeira coisa a fazer é definir para que vai servir este Profile. Neste caso vai servir para verificação de um documento para a gráfica.
Após atribuir um nome ao Profile, mantendo as configuração do Basic Profile.
O botão Color permite, além de outras opções, verificar as cores das imagens. No exemplo abaixo, vai assinalar erro quando exista imagens em RBG, Spot ou Lab e imagens em CMYK e Gray serão consideradas válidas.


No botão Images and Objects defino a resolução máxima e mínima permitida para cada color space de cada imagem. É fundamental a opção Non-Proportional Scaling of Placed Object, quando tenho uma imagem ampliada ou reduzida de modo não proporcional.
No botão Text, além do já citado Overset Text e Font Missing, também escolho a opção para verificação de texto condensado ou expandido artificialmente, tal como um aviso se houver texto abaixo do corpo 4.

Por fim no botão Document, crio um aviso para eventuais páginas brancas (importante na paginação de livros), assim como se alguma das páginas tiver um Bleed alterado ou falta dele.
E pronto, Profile construído é só dar OK.
Voltando à Palete Preflight, no pop-up Profile, escolho o novo Profile que foi criado.

Automaticamente, aparece-me o primeiro erro. Como o documento em que estou a trabalhar não tem Bleed, o Preflight alerta para o efeito. Melhor ainda, na caixa Info, indica onde é que se deve alterar o Bleed do documento.
Acabando de colocar uma imagem com Color Space em RGB, o Preflight indica que esta imagem não está com os requisitos indicados no Profile.
PARTILHAR E EMBEBER PROFILES
Além da completa lista de configurações para a criação de um Profile, também é permitido exporta e partilhr ou envir por email o Profile.
Para exportar, no sub-menu da Palete Profile, edito o Profile “eltijas”.
No canto inferior esquerdo, escolho Export Profile.
Este ficheiro com a extensão .idpp (Indesing Preflight Profile) pode ser agora usado por várias pessoas, usando a opção Load Profile, situada na mesma localização do quadro anterior.
Uma opção ainda melhor é embeber o Profile no próprio documento.
No canto superior direito da Palete Profile, assinalo o ícone que contém uma página com um clip.
Automaticamente, o meu Profile fica a fazer parte do documento. Para enviar para a uma gráfica é ideal, assim não tenho de me preocupar em enviar também o Profile.
Poderá haver alguma confusão por neste momento existirem 2 Profiles chamados “eltijas”. Mas o Profil editável e exportável, é obviamente o que não tem “embedded”.











Sem comentários:
Enviar um comentário