Criar e configurar o Preflight

O Preflight, para mim, é uma das melhores melhorias na versão CS4 e para quem tem de paginar publicações grandes é uma abençoa de Deus.

Neste tutorial, tentarei explicar como funciona.
OVERVIEW
O Pre­flight esta per­ma­nen­te­mente a veri­fi­car em tempo real as alte­ra­ções aos docu­men­tos.
Perto do canto infe­rior esquerdo do docu­mento de Inde­sign, o pai­nel indica se as alte­ra­ções pro­du­zi­das estão den­tro dos parâ­me­tros acei­tes pelo Pre­flight.


A Palete Pre­flight encontra-se no Menu Win­dow > Out­put > Pre­flight (Cmd + Shift + Alt + F).

Por defeito, o Pre­flight está sem­pre activo. Para inactivá-lo, basta desseleccionar On na menu Pre­flight.
Quando existe um erro em alguma página, o Pre­flight indica o tipo e qual o erro detec­tado, inclu­si­va­mente o número de página. Veja no exemplo em abaixo, com 2 cai­xas em que o texto não esta todo na caixa.
As van­ta­gens não se ficam por aqui. Ao cli­car em cima da segunda men­sa­gem de Text Frame, e abrindo o tri­ân­gulo Info, o Pre­flight faz um zoom para a zona do erro e indica, não só o pro­blema, mas tam­bém a forma de o resolver!

EDIÇÃO DO PREFLIGHT BÁSICO

O Pre­flight básico não moni­to­riza todas as situ­a­ções que pos­sam estar erra­das no docu­mento, já que o Pro­file activo é o Basic.

Para alterá-lo e acres­cen­tar mais carac­te­rís­ti­cas de moni­to­ri­za­ção, escolhe-se no sub-menu da Palete Pre­flight, a opção Define Pro­fi­les.

O qua­dro mos­tra que nem todas as opções do Pro­file Basic estão assi­na­la­das. Só as opções Links e Text estão par­ci­al­mente activas.


Com este Pro­file, o Pre­flight só faz a veri­fi­ca­ção de ima­gens com falta de link, texto em over­set e falta de deter­mi­nada fonte.



CRIAÇÃO DE UM NOVO PROFILE

Para opções mais avan­ça­das, cria-se um novo Profile.

No canto infe­rior direito, cli­car no sinal +.

A pri­meira coisa a fazer é defi­nir para que vai ser­vir este Pro­file. Neste caso vai ser­vir para veri­fi­ca­ção de um docu­mento para a gráfica.

Após atri­buir um nome ao Pro­file, mantendo as con­fi­gu­ra­ção do Basic Profile.

O botão Color permite, além de outras opções, verificar as cores das imagens. No exemplo abaixo, vai assinalar erro quando exista imagens em RBG, Spot ou Lab e ima­gens em CMYK e Gray serão con­si­de­ra­das válidas.



Ainda na opção Color, quero evi­tar even­tu­ais over­prints no docu­mento e a cor Regis­tra­tion apli­cada acidentalmente.



No botão Ima­ges and Objects defino a reso­lu­ção máxima e mínima per­mi­tida para cada color space de cada ima­gem. É fun­da­men­tal a opção Non-Proportional Sca­ling of Pla­ced Object, quando tenho uma ima­gem ampli­ada ou redu­zida de modo não proporcional.




No botão Text, além do já citado Over­set Text e Font Mis­sing, tam­bém esco­lho a opção para veri­fi­ca­ção de texto con­den­sado ou expan­dido arti­fi­ci­al­mente, tal como um aviso se hou­ver texto abaixo do corpo 4.




Por fim no botão Docu­ment, crio um aviso para even­tu­ais pági­nas bran­cas (importante na paginação de livros), assim como se alguma das pági­nas tiver um Bleed alte­rado ou falta dele.



E pronto, Pro­file cons­truído é só dar OK.


Vol­tando à Palete Pre­flight, no pop-up Pro­file, esco­lho o novo Pro­file que foi criado.




Auto­ma­ti­ca­mente, aparece-me o pri­meiro erro. Como o docu­mento em que estou a tra­ba­lhar não tem Bleed, o Pre­flight alerta para o efeito. Melhor ainda, na caixa Info, indica onde é que se deve alte­rar o Bleed do documento.



Aca­bando de colo­car uma ima­gem com Color Space em RGB, o Pre­flight indica que esta ima­gem não está com os requi­si­tos indi­ca­dos no Profile.


PARTILHAR E EMBEBER PROFILES

Além da com­ple­ta lista de con­fi­gu­ra­ções para a cri­a­ção de um Pro­file, tam­bém é per­mi­tido exporta e partilhr ou envir por email o Profile.

Para exportar, no sub-menu da Palete Pro­file, edito o Pro­file “eltijas”.

No canto infe­rior esquerdo, esco­lho Export Pro­file.



Este ficheiro com a exten­são .idpp (Inde­sing Pre­flight Pro­file) pode ser agora usado por várias pes­soas, usando a opção Load Pro­file, situ­ada na mesma loca­li­za­ção do qua­dro anterior.


Uma opção ainda melhor é embe­ber o Profile no próprio documento.

No canto supe­rior direito da Palete Pro­file, assi­nalo o ícone que con­tém uma página com um clip.

Auto­ma­ti­ca­mente, o meu Pro­file fica a fazer parte do docu­mento. Para enviar para a uma grá­fica é ideal, assim não tenho de me pre­o­cu­par em enviar tam­bém o Profile.


Poderá haver alguma con­fu­são por neste momento exis­ti­rem 2 Pro­fi­les cha­ma­dos “eltijas”. Mas o Profil editável e exportável, é obviamente o que não tem “embed­ded”.


Sem comentários: