Deixo aqui algumas novidades do novo Indesign CS4.
InterfaceSeguindo uma evolução iniciada com na versão CS, a Adobe unificou as interfaces, agora os aplicativos InDesign, Illustrator, Photoshop Dreamweaver, Flash e Fireworks partilham a mesma interface de usuário. Entre as várias mudanças, comento duas que acho muito
interessantes:
Abas superioresOrganização das várias janelas abertas em abas na parte superior da janela. Muito prático para localizar e manipular todos os arquivos que estão abertos.
Janela únicaEssa para usuários Mac (isso já é modo padrão no Windows) transforma a interface em uma única janela emoldurada, permitindo que sejam deslocados todos os elementos ao mesmo tempo: caixas de ferramentas, painéis e janelas abertas.
Texto CondicionalUtilizando o painel Conditional Text é possível produzir uma publicação com textos que podem ou não serem impressos, dependendo da configuração seleccionada pelo usuário. Por exemplo, tabelas de preços de várias regiões podem ser produzidas em um único documento e os preços serem “condições” que podem ser activadas ou não no momento da impressão.
Referências cruzadasFerramenta fundamental para publicações longas, permite a criação de remissões que se actualizam automaticamente se a paginação for alterada. Por exemplo, uma referência do tipo, muda a numeração de página da referência automaticamente se forem acrescentadas ou removidas páginas da publicação e a foto mudar de página.
Estilo apenas para uma linhaNesta versão já é permitido que seja seleccionada apenas uma linha para a aplicação do estilo.
Adicionar automaticamente páginas Usuários de InDesign, especialmente os que migraram do Quark, sempre reclamaram da incapacidade do InDesign de adicionar automaticamente novas páginas quando um texto está sendo digitado. Era necessário parar a digitação, criar uma nova página, criar uma nova caixa de texto, vincular a nova caixa com a anterior e depois continuar a digitação. Agora, isso já não é necessário, as páginas são acrescentadas automaticamente quando necessário.
InteractividadeA Adobe começou a falar dessas características no início de 2008. A integração InDesign - Flash foi muito melhorada. Agora, quem precisa produzir conteúdo para impressão e distribuição electrónica, além do PDF também tem a possibilidade de exportar toda uma publicação no formato Flash, com interactividade e várias animações de mudança de página.
Imagens vinculadasO painel de Links teve uma série de melhorias. Além de exibir miniaturas das imagens, é possível configurar e ter no próprio painel de links uma série de outras informações sobre a imagem: tamanho, ampliação, espaço de cor, etc. Isso sem contar com a opção Info que abre um novo painel com todas as informações referentes à imagem seleccionada.
PreflightingPara mim, uma das grandes melhorias, finalmente o preflight é uma verdadeira ferramenta de análise, não apenas uma checagem de cor e links perdidos como em versões anteriores. O novo painel de prefligh, além de verificar o documento depois de pronto, permite criar um perfil de verificação que analisa o documento durante todo o processo de produção, exibindo um alarme na parte de baixo da janela da publicação se algum parâmetro não está de acordo com o perfil de
verificação.
Smart GuidesAs “guias espertas” são guias que aparecem automaticamente quando se está trabalhando com um objecto. Por exemplo, ao movimentar uma foto em uma página vazia, ao passar pelo centro da página serão exibidas guias indicando que o objecto está perfeitamente distribuído na página, centralizado. As guias também auxiliam no redimensionamento e criação de qualquer caixa, exibindo inclusive uma caixa com as dimensões do objecto. Utilizam como referência não apenas a página, mas também todos os outros elementos já aplicados. Bastante útil!
Rotação de páginasAgora é possível ter páginas horizontais e verticais no mesmo documento. Basta clicar sobre a página e seleccionar a opção de rotação.