Como substituir um caracter por uma imagem

Imagine que tem um carácter igual em várias páginas de um trabalho e precisa de alterar esse carácter por uma imagem.

Para fazer isso automaticamente, temos a pesquisa de GREP que aparentemente é igual à pesquisa de texto, mas apresenta outras possibilidade de pesquisa.·

Em primeiro lugar, tem que se ter a imagem no documento e fazer um Copy/Cut.

Depois vá ao painel de GREP "ctrl+f" ou "Edit>Find/Change.

No campo Find What coloca-se o símbolo que se quer substituir, neste caso será o símbolo $


Na opção Change to, clique no símbolo a frente e seleccione: Other>Clipboard Contents (Formated ou Unformated, que para este caso é indiferente).

E pronto, já está, basta clicar em "Find" e "Change" ou "Change All".

Aplicar estilos seguidos sequencialmente

Recebi um pedido de ajuda do João Pereira, do Porto, como aplicar estilos seguidos sequencialmente e pareceu-me interessante fazer um tutorial sobre esta matéria.

Parece complicado, mas na verdade é bastante simples, vejamos como.

Antes de mais, temos que definir os estilos que iremos trabalhar:

Para este exemplo criei 3 estilos (estilo-1, estilo-2 e estilo-3)

No menu, Paragraph Style, edita-se neste caso o estilo-1 e na opção Next Style escolhe-se o estilo que queremos aplicar logo a seguir ao estilo-1, neste caso será o estilo-2 (veja exemplo em baixo):

E fazemos a mesma coisa no estilo-2, ou seja, colocar na opção Next Style, estilo-3

E pronto, temos os estilos a ser aplicados em cadeia.


Basta aplicar o estilo-1 na primeira linha e quando pretendemos passar para o estilo seguinte, basta carregar na tecla Enter.

Espero ter ajudado.

Truques rápidos

Deixo aqui alguns pequenos truques que facilitam muito o dia-a-dia.

Caixa de texto
- Com a ferramenta de Selecção (seta preta ou branca), basta um duplo clique sobre uma caixa de texto para que o mouse mude para o cursor de texto.
- Com ferramenta de Texto, um duplo clique sobre qualquer caixa, transforma a caixa em uma caixa de texto. Para quem não gosta dessa característica, no CS3 é possível desativá-la, basta ir às Preferences, na área Type e desmarcar a opção Type Tool Converts Frames to Text Frames.
- Quando se está escrevendo em um caixa de texto, pressionar a tecla ESC, muda o mouse para a
ferramenta de selecção e mantém a caixa selecionada.
- Duplo clique sobre um dos pontos de uma caixa de texto e a caixa se ajusta ao texto.

Caixa de imagem
Para alternar entre as ferramentas de Selecção, que permite interagir com a caixa, e a ferramenta de Selecção Direta, que permite interagir com o conteúdo da caixa, basta um duplo clique sobre a caixa de imagem e o cursor muda automaticamente. Cada duplo clique alterna entre a ferramenta de Selecção e a de Selecção direta.

Importação de vários objectos
Uma dica rápida e muito útil. Desde a versão CS3 o InDesign permite importar (File > Place) vários arquivos ao mesmo tempo. Depois de selecionar os vários arquivos que deseja importar e clicar no botão Open, o mouse fica “carregado” e exibe uma miniatura, uma pequena visualização dos arquivos importados juntamente com um número que indica a quantidade de arquivos carregados. Para alternar entre a visualização e a ordem desses arquivos basta clicar nas setas
direcionais do teclado.

Para importar conteúdos de várias pastas ao mesmo tempo, depois de selecionados os arquivos de uma pasta clique no botão Open. A janela de importação será fechada e o cursor mudará para um cursor carregado de arquivos. Antes de clicar sobre a página para aplicar qualquer um dos arquivos importados, vá novamente ao menu File > Place e selecione os arquivos de outra pasta. Eles serão exibidos no cursor juntamente com os arquivos carregados anteriormente.
Perfeito para o “designers organizados”, figura mitológica que mantém todos os conteúdos de uma produção organizados por pastas: uma pasta para texto, outra para fotos, outra para ilustrações, etc.

Selecção
Control /Command + A
- Seleciona todo o conteúdo.
Control /Command + Shift + A - Elimina todas as selecções.

Criar e configurar o Preflight

O Preflight, para mim, é uma das melhores melhorias na versão CS4 e para quem tem de paginar publicações grandes é uma abençoa de Deus.

Neste tutorial, tentarei explicar como funciona.
OVERVIEW
O Pre­flight esta per­ma­nen­te­mente a veri­fi­car em tempo real as alte­ra­ções aos docu­men­tos.
Perto do canto infe­rior esquerdo do docu­mento de Inde­sign, o pai­nel indica se as alte­ra­ções pro­du­zi­das estão den­tro dos parâ­me­tros acei­tes pelo Pre­flight.


A Palete Pre­flight encontra-se no Menu Win­dow > Out­put > Pre­flight (Cmd + Shift + Alt + F).

Por defeito, o Pre­flight está sem­pre activo. Para inactivá-lo, basta desseleccionar On na menu Pre­flight.
Quando existe um erro em alguma página, o Pre­flight indica o tipo e qual o erro detec­tado, inclu­si­va­mente o número de página. Veja no exemplo em abaixo, com 2 cai­xas em que o texto não esta todo na caixa.
As van­ta­gens não se ficam por aqui. Ao cli­car em cima da segunda men­sa­gem de Text Frame, e abrindo o tri­ân­gulo Info, o Pre­flight faz um zoom para a zona do erro e indica, não só o pro­blema, mas tam­bém a forma de o resolver!

EDIÇÃO DO PREFLIGHT BÁSICO

O Pre­flight básico não moni­to­riza todas as situ­a­ções que pos­sam estar erra­das no docu­mento, já que o Pro­file activo é o Basic.

Para alterá-lo e acres­cen­tar mais carac­te­rís­ti­cas de moni­to­ri­za­ção, escolhe-se no sub-menu da Palete Pre­flight, a opção Define Pro­fi­les.

O qua­dro mos­tra que nem todas as opções do Pro­file Basic estão assi­na­la­das. Só as opções Links e Text estão par­ci­al­mente activas.


Com este Pro­file, o Pre­flight só faz a veri­fi­ca­ção de ima­gens com falta de link, texto em over­set e falta de deter­mi­nada fonte.



CRIAÇÃO DE UM NOVO PROFILE

Para opções mais avan­ça­das, cria-se um novo Profile.

No canto infe­rior direito, cli­car no sinal +.

A pri­meira coisa a fazer é defi­nir para que vai ser­vir este Pro­file. Neste caso vai ser­vir para veri­fi­ca­ção de um docu­mento para a gráfica.

Após atri­buir um nome ao Pro­file, mantendo as con­fi­gu­ra­ção do Basic Profile.

O botão Color permite, além de outras opções, verificar as cores das imagens. No exemplo abaixo, vai assinalar erro quando exista imagens em RBG, Spot ou Lab e ima­gens em CMYK e Gray serão con­si­de­ra­das válidas.



Ainda na opção Color, quero evi­tar even­tu­ais over­prints no docu­mento e a cor Regis­tra­tion apli­cada acidentalmente.



No botão Ima­ges and Objects defino a reso­lu­ção máxima e mínima per­mi­tida para cada color space de cada ima­gem. É fun­da­men­tal a opção Non-Proportional Sca­ling of Pla­ced Object, quando tenho uma ima­gem ampli­ada ou redu­zida de modo não proporcional.




No botão Text, além do já citado Over­set Text e Font Mis­sing, tam­bém esco­lho a opção para veri­fi­ca­ção de texto con­den­sado ou expan­dido arti­fi­ci­al­mente, tal como um aviso se hou­ver texto abaixo do corpo 4.




Por fim no botão Docu­ment, crio um aviso para even­tu­ais pági­nas bran­cas (importante na paginação de livros), assim como se alguma das pági­nas tiver um Bleed alte­rado ou falta dele.



E pronto, Pro­file cons­truído é só dar OK.


Vol­tando à Palete Pre­flight, no pop-up Pro­file, esco­lho o novo Pro­file que foi criado.




Auto­ma­ti­ca­mente, aparece-me o pri­meiro erro. Como o docu­mento em que estou a tra­ba­lhar não tem Bleed, o Pre­flight alerta para o efeito. Melhor ainda, na caixa Info, indica onde é que se deve alte­rar o Bleed do documento.



Aca­bando de colo­car uma ima­gem com Color Space em RGB, o Pre­flight indica que esta ima­gem não está com os requi­si­tos indi­ca­dos no Profile.


PARTILHAR E EMBEBER PROFILES

Além da com­ple­ta lista de con­fi­gu­ra­ções para a cri­a­ção de um Pro­file, tam­bém é per­mi­tido exporta e partilhr ou envir por email o Profile.

Para exportar, no sub-menu da Palete Pro­file, edito o Pro­file “eltijas”.

No canto infe­rior esquerdo, esco­lho Export Pro­file.



Este ficheiro com a exten­são .idpp (Inde­sing Pre­flight Pro­file) pode ser agora usado por várias pes­soas, usando a opção Load Pro­file, situ­ada na mesma loca­li­za­ção do qua­dro anterior.


Uma opção ainda melhor é embe­ber o Profile no próprio documento.

No canto supe­rior direito da Palete Pro­file, assi­nalo o ícone que con­tém uma página com um clip.

Auto­ma­ti­ca­mente, o meu Pro­file fica a fazer parte do docu­mento. Para enviar para a uma grá­fica é ideal, assim não tenho de me pre­o­cu­par em enviar tam­bém o Profile.


Poderá haver alguma con­fu­são por neste momento exis­ti­rem 2 Pro­fi­les cha­ma­dos “eltijas”. Mas o Profil editável e exportável, é obviamente o que não tem “embed­ded”.


Alterar a origem da régua

Tem um documento A4 com a opção Facing Pages, quer colocar um objecto, na página ímpar, a 30 mm da margem esquerda, como é que faz para que não tenha que colocar 240 mm (210+30) do ponto “0” mas sim 30 mm?
Mudar a posição do ponto “0” por ser muito útil, vejamos como se faz.
Deve ir ao menu Preferences (em mac) ou menu Edit > Preferences (em windows) e escolher o separador Units & Increments.


O campo Origin é onde define se a origem da régua (o ponto “zero”)

Spread - Referente à dupla-página
Page - Página individual
Spine - Do meio da página (de centro da página para fora)

Neste caso, seria Page, para ficar com esta preferência para todos os documentos abertos.
Se pertende alterar para todos os novos documentos, para isso basta fazer esta alteração sem nenhum documento aberto.

Novidades InDesign CS4

Deixo aqui algumas novidades do novo Indesign CS4.

Interface
Seguindo uma evolução iniciada com na versão CS, a Adobe unificou as interfaces, agora os aplicativos InDesign, Illustrator, Photoshop Dreamweaver, Flash e Fireworks partilham a mesma interface de usuário. Entre as várias mudanças, comento duas que acho muito
interessantes:

Abas superiores
Organização das várias janelas abertas em abas na parte superior da janela. Muito prático para localizar e manipular todos os arquivos que estão abertos.

Janela única
Essa para usuários Mac (isso já é modo padrão no Windows) transforma a interface em uma única janela emoldurada, permitindo que sejam deslocados todos os elementos ao mesmo tempo: caixas de ferramentas, painéis e janelas abertas.

Texto Condicional
Utilizando o painel Conditional Text é possível produzir uma publicação com textos que podem ou não serem impressos, dependendo da configuração seleccionada pelo usuário. Por exemplo, tabelas de preços de várias regiões podem ser produzidas em um único documento e os preços serem “condições” que podem ser activadas ou não no momento da impressão.

Referências cruzadas
Ferramenta fundamental para publicações longas, permite a criação de remissões que se actualizam automaticamente se a paginação for alterada. Por exemplo, uma referência do tipo, muda a numeração de página da referência automaticamente se forem acrescentadas ou removidas páginas da publicação e a foto mudar de página.

Estilo apenas para uma linha
Nesta versão já é permitido que seja seleccionada apenas uma linha para a aplicação do estilo.
Adicionar automaticamente páginas Usuários de InDesign, especialmente os que migraram do Quark, sempre reclamaram da incapacidade do InDesign de adicionar automaticamente novas páginas quando um texto está sendo digitado. Era necessário parar a digitação, criar uma nova página, criar uma nova caixa de texto, vincular a nova caixa com a anterior e depois continuar a digitação. Agora, isso já não é necessário, as páginas são acrescentadas automaticamente quando necessário.

Interactividade
A Adobe começou a falar dessas características no início de 2008. A integração InDesign - Flash foi muito melhorada. Agora, quem precisa produzir conteúdo para impressão e distribuição electrónica, além do PDF também tem a possibilidade de exportar toda uma publicação no formato Flash, com interactividade e várias animações de mudança de página.

Imagens vinculadas
O painel de Links teve uma série de melhorias. Além de exibir miniaturas das imagens, é possível configurar e ter no próprio painel de links uma série de outras informações sobre a imagem: tamanho, ampliação, espaço de cor, etc. Isso sem contar com a opção Info que abre um novo painel com todas as informações referentes à imagem seleccionada.

Preflighting
Para mim, uma das grandes melhorias, finalmente o preflight é uma verdadeira ferramenta de análise, não apenas uma checagem de cor e links perdidos como em versões anteriores. O novo painel de prefligh, além de verificar o documento depois de pronto, permite criar um perfil de verificação que analisa o documento durante todo o processo de produção, exibindo um alarme na parte de baixo da janela da publicação se algum parâmetro não está de acordo com o perfil de
verificação.

Smart Guides
As “guias espertas” são guias que aparecem automaticamente quando se está trabalhando com um objecto. Por exemplo, ao movimentar uma foto em uma página vazia, ao passar pelo centro da página serão exibidas guias indicando que o objecto está perfeitamente distribuído na página, centralizado. As guias também auxiliam no redimensionamento e criação de qualquer caixa, exibindo inclusive uma caixa com as dimensões do objecto. Utilizam como referência não apenas a página, mas também todos os outros elementos já aplicados. Bastante útil!

Rotação de páginas
Agora é possível ter páginas horizontais e verticais no mesmo documento. Basta clicar sobre a página e seleccionar a opção de rotação.

Controlar linhas penduradas

Tenho visto muitas publicações, com linhas penduradas. Sendo esta uma regra primária na paginação é muito importante perceber com se controla no Indesign.

A regra é, quando se parte um paragrafo em 2 colunas, deixa-se no mínimo 2 linhas juntas no inicio ou fim do paragrafo. (veja exemplo seguinte):

paginação errada


Paginação certa


A função que controla este processo no Indesign, chama-se Keep Options e pode ser aplicada a um parágrafo isoladamente ou configurada nos Paragraph Styles, vejamos como:

Keep with Next X lines: o pará­grafo selec­ci­o­nado acom­pa­nha as pró­xi­mas X linhas.
Keep Lines Together per­mite evi­tar as linhas penduradas.
All Lines in Para­graph: todas as linhas do pará­grafo ficam jun­tas, numa ou nou­tra coluna.
At Start/End of Para­graph: per­mite esco­lher quan­tas linhas ficam jun­tas no iní­cio e no final do parágrafo, que no minimo tem de ter 2 linhas (como no exemplo em cima).
Start Para­graph: aqui pode-se esco­lher se o pará­grafo na pró­xima coluna, caixa de texto, página, página ímpar e página par.